domingo, 15 de fevereiro de 2009

Rede DP Brasil - Design Possível Pará (em constante atualização)

Olá, caro interessado no Design Possível Pará.




Este blog está funcionando pra você, pra que fique por dentro dos assuntos que giram em torno do trabalho desenvolvido por nós.



Nossa missão é: promover, estimular, discutir, estudar e aplicar o design, possibilitando uma transformação da sociedade, para esta que seja sustentável, equilibrada e justa.




Nós somos um dos vários braços de uma rede denominada “Rede Design Possível Brasil”, funcionando em 5 estados simultâneos (São Paulo, a matriz, Amazonas, Bahia, Pernambuco e aqui), trabalhando em regime de ONG (Organização Não Governamental sem fins lucrativos).



Abrangemos, em nosso corpo de trabalho, categorias diversas, tais como: estudantes de design, empresários, professores, autônomos e inclusive outras ONG´s, que, por meio de atividades diversas intermediadas pelo Design (tais como a Gestão Participativa em Design, Fomento Cultural, Inclusão Social através de práticas relacionadas á Software Livre e outros), tem como bandeira principal, a Sustentabilidade, entendida aqui como um conceito abrangente, holístico, que aborda, claro, conceitos de natureza produtiva, mas, que têm por prática principal, a inclusão social pelo Design, uma vez que não há como se produzir um novo equilíbrio pautado pela horizontalidade dos direitos entre os indivíduos e o meio, sem intervenção direta nos abismos sociais que regem as disparidades.








“Como surgiu o Design Possível?”




O DP matriz surgiu depois de 4 longos anos de muito trabalho como associação que oferecia serviços á várias produções locais protagonizadas pela classe C e D dentro da grande São Paulo, e obteve êxito comercial especificamente em uma comunidade de costureiras de Vila Mariana. Com o crescimento orgânico interno, hoje já apresenta uma estrutura organizada dividida em células tais como: Institucional, Administração, Comércio e Comunicação, atuando em várias áreas e produzindo eventos tais como oficinas, intervenções e palestras na grande capital paulista e fora do Brasil, propagando o contágio de idéias.





Em 2009, uma grande novidade: “Como primeira novidade do ano, desde 29/01 nos tornamos uma associação com direito ao registro de CNPJ, o que nos coloca como uma entidade do terceiro setor. Segundo o site Wikipedia, ONG´s “são associações do

terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade´, podendo ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde este não consegue atuar”.





http://www.design-possivel.blogspot.com/



“Como surgiu o DP Pará?”




A possibilidade de expandir o ideário do DP pelo Brasil inteiro surgiu antes dos trâmites que elevaram a categoria da DP como associação empresarial de cunho social (assim por dizer, ONG). Sim, o trabalho realizado em Belém e simultaneamente em outros estados, faz parte de um sistemático contágio de idéias propagadas por Júlia Asche, que primam pelo bem-estar social, disseminados em eventos acadêmicos, popularizados entre a comunidade de estudantes de Design.



“Outros valores do DP Pará” (em construção)



É importante deixar bem claro que ONG´s que se espalham pautadas com valores como os que a DP e a “Design for the 90%” (

http://other90.cooperhewitt.org/) tem, representam as vontades e ânsias de uma parcela da sociedade, a que deseja viver melhor com o outro e com o meio. Infelizmente, não é o que se pode esperar como um coro da sociedade em geral, uma quebra dos grilhões que geram os abismos sociais, mas é bom ter em mente que “(...) se a sociedade não tem consciência, não pressiona e não tem governo, as fontes de interesse privado destroem tudo (...)”. (Revista Pesquisa, Novembro de 2008, página 13).


-Bioética. Percebida aqui como o equilíbrio produtivo, disperdício evitado, bem como a procura por novas fronteiras da idealização do design sustentável, que aos poucos horizontaliza mais as relações entre os indivíduos dentro do bioma;




-Vigilâncias das fronteiras trabalhistas, visto que exclusão social e exploração da classe trabalhadora, não rima com qualidade de vida, muito menos sustentabilidade da vida;





-Democratização da Informação. Socialize seu conhecimento com quem não pode acessá-lo pelas vias segregatórias comumente empregadas. Abra o espaço para o ensino com instrumentos privilegiados com quem não pode ter o privilégio.





Quem nós somos?





O Design Possível Pará está começando em 2009 e precisa da sua ajuda. Estamos buscando por formas de parcerias e procurando lacunas e possibilidades de intervenção pelo design, que, possam ser pautadas por esses valores dispostos ao longo desta primeira postagem.





Importante frisar que estamos procurando formas de capacitar nossos integrantes para melhor atender as diversas camadas da sociedade que idealiza como demanda do DP-Pará.




Em processo de organização da corporação, procuramos formas de angariar fundos para melhor nos estruturarmos e darmos seguimento á um trabalho sério, socialmente engajado, e constantemente produtivo e recompensador.








Entre em contato:

Rede Design Possível Brasil-Design Possível Pará.
Email:
Fone: (091) 8842-9659
Na rede Orkut:
">

Seguidores